Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

Museu do Piauí resgata memórias dos visitantes durante 11ª Primavera dos Museus

Todos os objetos presentes num museu carregam um pouco da história e das memórias de quem viveu aquele tempo. No Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MuP) não é muito diferente e, durante a 11ª Primavera dos Museus, de 20 a 22 de setembro, muitas memórias virão à tona, através de uma viagem ao passado, contada por fotografias, objetos e depoimentos de pessoas que já passaram pelo museu e, por algum motivo, se identificaram com algo presente no seu acervo.

"Museus e suas memórias" é o tema desta edição da Primavera dos Museus, que envolve mais de 900 museus de todo o país. No MuP, a programação começa na quarta-feira (20), a partir das 9h. Ainda pela manhã, haverá o lançamento do documentário "Um rio de Memórias: Vivências no Museu do Piauí". A professora que integra o Programa Educativo do Museu, Elaini Pacheco, explica que o documentário apresenta o museu a partir das memórias e lembranças daqueles que já passaram pela casa e viveram alguma experiência no local.

"Há relatos de pessoas que já trabalharam no museu, além de algumas histórias bem inusitadas. O museu é revelado de uma forma mais poética. Junto com as falas das pessoas são mostradas imagens do espaço. O documentário mostra ainda a conexão entre a história dos objetos e as pessoas que visitam a casa", explica Elaine, que participou da produção e direção do documentário.

Seguindo o mesmo tema, a partir das 10h, acontecerá a abertura da instalação "O Museu e um Rio de Memórias", também desenvolvido pelo Programa Educativo do MuP. A instalação/exposição obedece à risca o seu nome e conta um pouco da história do Rio Parnaíba, quando ainda era uma importante rota de navegação. 

"Vamos contar um pouco da história da Companhia de Navegação a vapor do Parnaíba, criada em 1858. Para isso, será exposta uma miniatura (réplica) dos barcos deste período, além dos objetos que eram transportados por estas embarcações", explica o professor de filosofia, James Wagner, que também integra a equipe do Programa Educativo do Museu do Piauí.

Ele diz ainda que a instalação – que permanece aberta à visitação até o final de setembro – vai reunir fotografias deste período, além de outros objetos que remetem à história do rio. "Também teremos uma mesa que ficava dentro desses barcos e que faz parte do acervo do museu. A instalação fala por si e dá o tom poético à história, trazendo essa memória do rio, que perdeu um pouco sua importância e a forma como se relaciona com as pessoas. Hoje não se vê mais as lavadeiras. Se perdeu a poesia do olhar", completa.

Na quinta-feira (21), haverá visita monitorada a partir das 9h. À tarde, tem exibição do documentário e a aula temática "O Museu como espaço de Memória". Na sexta-feira (22), a programação se repete das 9h às 17h.

"Todos os anos o Museu do Piauí participa da Primavera dos Museus. Neste ano, o evento traz um tema que resgata as experiências vivenciadas por quem já passou pelo museu do Piauí. Nossa programação começa na quarta-feira (20) e se estende até a sexta (22). Não deixem de participar", afirma a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MuP), Dora Medeiros.

O Museu funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, de 8h às 12h.

BOX:

Picos e Oeiras participam da Primavera dos Museus

Além do MuP, outros museus do Piauí estão participando da Primavera dos Museus. Em Oeiras, o Centro Cultural Major Selemérico realiza sua programação a partir da terça-feira (19), com apresentação dos Bandolins Mirins de Oeiras, da Escola de Bandolins Dona Petinha. A programação segue até sábado (23), com visita monitorada, palestra e mesas redondas.

Em Picos, o Museu Ozildo Albano realiza uma exposição fotográfica sobre a cidade, na quinta-feira (21). Na sexta (22), tem exibição de slides sobre a trajetória do museu e sua importância para a cultura local.

Fotos: Paulo Barros - CCOM

Fotos Relacionadas

  1. BARRA JAZZ - 2023

    Mais detalhes ...
  2. O PIAUCULT visita ÊNIO PORTELA Presidente da FMC - Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

    Mais detalhes ...
  3. CARNAVAL: CORSO DA BANDA BANDIDA - 2018

    Mais detalhes ...
  4. Grupo de Choro QUARTA MAIOR com grandes músicos, brilha na noite de Teresina no DELL TORO.

    Mais detalhes ...
  5. Glauco Luz lança álbum “Refinaria” em Teresina ao lado de grandes nomes da música piauiense

    Mais detalhes ...
  6. Artes de Março celebra um dos ritmos mais amados do Brasil

    Mais detalhes ...
  7. O Projeto PIAUICULT atinge de forma ESPETACULAR, o que prometeu a todos os ARTISTAS do Piauí.

    Mais detalhes ...
  8. A gravação da musica SEGUNDO LAR pelo CORAL INFANTIL N S MARIA AUXILIDORA e a BANDA 16 DE AGOSTO

    Mais detalhes ...
  9. Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

    Mais detalhes ...
  10. Em Comemoração ao dia do Soldado a Banda do 25 BC, faz apresentação no Teresina Shopping

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre