Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

O Theatro 4 de Setembro é a mais tradicional casa de espetáculos do Piauí

Foi no dia 4 de setembro de 1889 que uma comissão de senhoras da alta sociedade de Teresina se reuniu com o presidente da então província do Piauí, Teófilo Fernandes dos Santos, para solicitar a construção de um teatro moderno e confortável, pois o antigo Teatro Concórdia não supria mais as demandas da cidade.

A solicitação foi atendida e poucas semanas depois foi lançada a pedra fundamental do Theatro 4 de Setembro, a mais tradicional casa de espetáculos do Piauí, que ganhou esse nome para marcar a data da promessa feita ao grupo de senhoras. Porém, sua construção foi lenta e cheia de interrupções, sendo inaugurado apenas em 1894 e mesmo assim sem espetáculo nenhum, pois ainda não havia cenários, guarda-roupas, camarins ou equipamento interno para as funções.

Mais tarde, o 4 de Setembro foi palco de outros marcos culturais e históricos do Piauí. Foi lá que em 1901 foi feita a primeira exibição de cinema de Teresina. Com o passar dos anos, os espetáculos cênicos foram perdendo espaço para os filmes e rendeu-se definitivamente com a chegada do cinema falado, em 1933. Durante décadas funcionou como cine teatro, administrado por iniciativa privada, mas as peças teatrais se tornaram cada vez mais escassas.

Imagem antiga do Theatro 4 de Setembro, imponente no centro de Teresina (Foto relacionadas)

Mais tarde o teatro seria vizinho do Cine Rex  (Foto relacionadas)

Em comemoração ao centenário de Teresina, o prédio sofreu sua primeira grande reforma em 1952, quando foram retirados os seus balaústres e gradis de ferro, descaracterizando completamente seu interior. Em 1973, uma nova reforma manteve o teatro fechado por dois anos, voltando a funcionar exclusivamente com espetáculos de artes cênicas. Após ser tombado pelo Governo do Estado em 1994, o 4 de Setembro passou a fazer parte do complexo cultural Praça Pedro II, que conta ainda com o Clube dos Diários e o Cine Rex, símbolos do centro de Teresina.

Após a reforma de 1952, o interior do teatro foi completamente descaracterizado (foto relacionadas)

Recentemente, o teatro foi reinaugurado após uma nova reforma e para celebrar seu aniversário uma série de apresentações foi promovida durante essa semana. Hoje, domingo, a programação se encerra com a solenidade de entrega dos troféus ‘Theatro 4 de Setembro 122 anos’, às 19h. Em seguida tem o show ‘Bibi Ferreira canta Frank Sinatra’.

Vida longa ao Theatro 4 de Setembro!

Fonte: 

September 04, 2016  /  Renato Medeiros Cordeiro

Bônus:

Em 1989, a TV Educativa do Piauí produziu um documentário para comemorar o centenário do Theatro 4 de Setembro, com depoimentos de estudiosos e de gente que fez parte de sua história, além de representações cênicas dos principais fatos do teatro. O melhor de tudo é que esse material está disponível no YouTube e você pode conferir aqui:


Fotos Relacionadas

  1. TERESINA - 167 ANOS... MENINOS, EU VI

    Mais detalhes ...
  2. APP-PIAUICult vem com inovação desenvolvendo e disponibilizando 3 novidades de interesse dos Artistas

    Mais detalhes ...
  3. Rafael Arcanjo Canta Chico Buarque & outras Bossas

    Mais detalhes ...
  4. O PIAUICULT - LANÇA O SEU APP -(APLICATIVO) PARA CELULAR. A BOA MÚSICA ELEVA!

    Mais detalhes ...
  5. Festival Humana de Cinema: Um dia imerso no cinema

    Mais detalhes ...
  6. Lucas Coimbra e Belchior Cantam CLÔDO, CLÉSIO e CLIMÉRIO. Lucas Reis Lança CD

    Mais detalhes ...
  7. O Protejo: PIAUICult - Portal Cultural dos Artistas, aprovado na Lei ALDIR BLANC - Maria da Inglaterra - SECUT - PI. inicia Jan-2021

    Mais detalhes ...
  8. A gravação da musica SEGUNDO LAR pelo CORAL INFANTIL N S MARIA AUXILIDORA e a BANDA 16 DE AGOSTO

    Mais detalhes ...
  9. SECULT - PI REALIZA REUNIÃO DOS PREMIADOS DA CATEGORIA B DO PRÊMIO MARIA DA INGLATERRA- LEI ALDIR BLANC.

    Mais detalhes ...
  10. O PIAUCULT lança para os nossos seguidores o mais novo APP – PIAUICULT com tecnologia IOS para IPHONE.

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre