Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

A rua do Barrocão.. (pacatuba)

Pontilhão sobre o barrocão (rua pacatuba)

Até meados da década de 1960 a área central de Teresina ainda convivia bastante com os chamados barrocões, também conhecidos como grotões, grotas ou voçorocas. Antes de sua construção, a Praça Landri Sales (Praça do Liceu), por exemplo, era um imenso grotão chamado pelos populares de Baixa da Égua*.

Os barrocões são depressões naturais e profundas do terreno com muitas pedras, plantas e um curso d’água. Com o advento da urbanização impediam a locomoção das pessoas e dos meios de transporte existentes como carroças e bicicletas. A solução encontrada foi a construção de pequenas pontes, inicialmente feitas de madeira.

Posteriormente, para abrir as ruas e os quarteirões e embelezar a cidade, os grotões ou eram aterrados ou eram canalizados e inseridas as coberturas. O aterramento de lagoas e cursos d'água é um grave atentado contra o meio ambiente e, não poucas vezes, tem como consequência os alagamentos provocando destruição e morte por onde passa. A prática não é mais aceita hoje em dia, mas é preciso lembrar que até as últimas décadas do século XX não existia uma consciência ambiental coletiva.

Na região da atual Avenida José dos Santos e Silva havia um conhecido riacho/grotão (Por esse motivo a via teve a denominação inicial de rua do Barrocão**). Um pouco antes de seu fechamento, se transformou em um esgoto a céu aberto com lamaçal e mau cheiro. As águas desse riacho “alimentavam” uma lagoa adjacente ao Rio Parnaíba: a Lagoa da Palha de Arroz (Aterrada e construída a Praça Da Costa e Silva em 1977).

A imagem abaixo pertence ao Arquivo Público do Piauí. A estrada carroçável seria, segundo essa instituição pública, a Rua Barroso, e o barrocão que passa por debaixo do pontilhão de madeira seria a atual Avenida José dos Santos e Silva, que fazia parte de uma região maior conhecida como Baixa do Chicão***. Se não fosse por essa informação ficaria muito difícil saber qual é esse lugar da cidade hoje. A foto por si só não dá subsídios para referências atuais, pois o espaço mudou totalmente com o passar dos anos.

(Foto1) Pontilhão sobre o barrocão

A estrada de terra é a Rua Barroso e o barrocão (Embaixo da ponte) é a atual Avenida José dos Santos e Silva

(Década de 1930 / Arquivo Público do Piauí / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)

(foto2) Cruzamento da Rua Barroso com a Avenida José dos Santos e Silva

(Julho de 2015 / Acervo digital Teresina Antiga)


fonte: teresinaantiga.com

Fotos Relacionadas

  1. Gonzaga Lu e Amigos, iniciam a temporada 2013 do Projeto: FORRÓ DEBAIXO DA PONTE.

    Mais detalhes ...
  2. Em CONCERTOS NATALINOS , a OST no Parque da Cidadania foi prestigiada com grande público, a presença do Prefeito de Teresina Dr. Pessoa e Ênio Portela da FMC.

    Mais detalhes ...
  3. HOMENAGEM AO DIA DA MULHER! ENCONTRO SAMBA PRA ELAS NO CHEROKEE GRILL

    Mais detalhes ...
  4. Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

    Mais detalhes ...
  5. PIAUICULT - Enciclopédia Cultural dos Artistas, LANÇA O SELO OFICIAL DAS EMPRESAS - SOMOS AMIGOS DA CULTURA.

    Mais detalhes ...
  6. A Cultura Piauiense perde o Escultor, Pintor, Poeta e Repentista de grande expressão. MESTRE AGEU de Pharnaíba - Piauí.

    Mais detalhes ...
  7. BARRA JAZZ - 2023

    Mais detalhes ...
  8. ALEAMA realiza cerimônia de posse de novos acadêmicos em Amarante.

    Mais detalhes ...
  9. Concertos pelo Piauí - Apresentação da ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA em PIRACURUCA. Rio Abaixo Rio Arriba

    Mais detalhes ...
  10. Zé de Maria: 40 anos de Arte

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre