Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

Maestro LUIZ SANTOS - 100 anos de Música!

O maestro Luiz Santos não se fixou em ritmos, mas era perito em bolero e fox. Foi regente, compositor, arranjador, professor em Teresina e outras cidades do interior do Piauí e Maranhão. Autor do hino do River Atlético Clube, conhecido pelo trecho “Avante, Riverinos!”, Luiz Santos instalou e presidiu a Ordem dos Músicos do Brasil no Piauí e fez parte de sua primeira diretoria.


Em 1975, como maestro da Escola Técnica Federal do Piauí, dirigida e organizada por ele, foi escolhido para acompanhar a Banda 16 de Agosto no 1º Fest- Banda, da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Recebeu prêmios e a banda ficou em sétimo lugar na colocação final.

Luiz José dos Santos nasceu em 03 de maio de 1922, em Valença do Piauí. Seus pais, Benedita Martins dos Santos e Firmino José dos Santos, eram lavradores e deram duro para criar os sete filhos do casal. Após a morte de seu Firmino, em 1939, a família se mudou para a capital e Luiz Santos exerceu várias profissões, entre elas as de porteiro e copeiro.

Sem saber, a música lhe acompanhava desde cedo quando ouvia as cantorias da mãe e após ter ganhado um pífano feito pelo próprio pai. Analfabeto, aprendeu as primeiras lições de leituras e contas quando foi faxineiro do seminário onde funcionou o Colégio Pedro II. Foi em conversas com os amigos que conheceu seu primeiro professor de música: o mestre Antônio Rodrigues.

Em 1944 entrou para o Exército e, após ser licenciado em 1945, entrou para a Polícia Militar do Piauí em 1946. Trompetista, Santos podia ser visto discutindo sustenidos, pentagrama e semicolcheias no quartel. Na década de 1960, criou o grupo “Os Milionários” na corporação, com o qual gravou um disco e fez sucesso nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Casou-se com Adélia Carvalho dos Santos em 1947, com quem teve 15 filhos, dos quais dois morreram. Em 1955, enquanto vivia a dor de ter perdido o filho Santinho, compôs e arranjou o Bolero Santinho: “destino amargo me fez sofrer/ sem esperar vi meu filhinho morrer”. Responsável pela formação de dezenas de bandas, em maio de 2009, aos 86 anos, o maestro Luiz Santos silenciou para sempre.

Fonte:

www.revistarevestres.com.br/reves/homenageado/luiz-santos-avante/

Fotos Relacionadas

  1. MARLON no Boteco

    Mais detalhes ...
  2. Prelúdio do Rei ROBERTO CARLOS

    Mais detalhes ...
  3. No teatro SESC avenida, foi realizado em PARNAÍBA dentro da comemorações do seus 177º anos, O I ENCONTRO PIAUICULT DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO LITORÂNEA.

    Mais detalhes ...
  4. Homenagem a ANDERSON NÓBREGA no I Festival de Violão de Teresina por Alessandro Penezzi, um dos maiores violonistas do Brasil.

    Mais detalhes ...
  5. Assis Batista Show MPB com a participação especial de NAENO

    Mais detalhes ...
  6. Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

    Mais detalhes ...
  7. Festival Humana de Cinema: Um dia imerso no cinema

    Mais detalhes ...
  8. Inaugurada em Teresina a BUDEGA DO LÁZARO - Lugar de Comida e Cantiga Boa

    Mais detalhes ...
  9. TROMBONE & CIA no Artes de Março

    Mais detalhes ...
  10. Netinho da Flauta, grande músico do Piauí, será homenageado pela familia durante os Festejos de São João do Piauí

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre