Nossa Voz

x
 
 
 
 

Bombardino

  • Acessório 1:bocal
  • Acessório 2:
  • Acessório 3:

Sobre:  Bombardino

BOMBARDINO

Este trabalho destina-se á apresentação de um instrumento pouco conhecido mesmo entre músicos, mas que não deixa de ter os seus encantos. É pra mim um grande desafio falar do Bombardino ou (Eufónio) porque mais importante do que expor o que sei sobre o instrumento será, para eu cativar o leitor deste trabalho ao mundo desde lindo cônico de metal.

                             O que é o Bombardino?

O nome latino Euphonium deriva do grego “eufonia”: soar bem. Basicamente, podemos afirmar que o Euphonium é um instrumento de metal predominantemente cônico, aerofone de bocal, segundo a classificação de Hornbostel e Sachs.

   É caracterizado pelo seu som escuro, suave e delicado. O som do Bombardino não consegue perfurar através de uma orquestra por mais forte que o bombardinista toque por ser suave e maduro.

     Já o nome Bombardino vem sendo empregada desde a renascença para designar diversos tipos de instrumentos com a característica comum de tocarem a voz do baixo, talvez derivado de uma onomatopéia para sons graves (Ex: Bom-borom).

O Bombardino é um instrumento musical bastante recente cuja história começa no século XVII. (também conhecido por barítono ou eufónio) já a Wikipédia afirma que o eufônio é confundido com o barítono. Contudo, o barítono pertence á classe das saxotrompa (tubo mais estreito, bocal mais semi-esférico), enquanto o eufônio á classe das tubas tubo mais largo, bocal mais profundo.

Foi inventado por Adolphe sax em 1848, Tal como toda a família, do sax trompas, o bombardino tem como base a trompa de postilão, á qual foi adicionada um sistema de pistões. A invenção da válvula, pistões, atribuída a Heinrick stozel e a friederich Blushmel, por volta de 1815, revolucionou o design dos metais. O sistema de válvulas foi um sucesso, pois facilitou na afinação e na extensão do instrumento. Este sistema foi utilizado pela a primeira vez em 1623 no tenor basshorn que era uma trompa idêntica ao eufônio.

Bombardino designa o instrumento também conhecido por eufônio, que quer dizer “soar

Bem. Considera-se que o eufônio surgiu na Europa no século XVI e chegou ao Brasil por meio da colonização portuguesa e, principalmente, com os imigrantes italianos. Seu som é doce, aveludado e cheio. Está presente em bandas marciais e grupos religiosos, além de orquestras sinfônicas e grupos de música de câmera.

Geralmente os eufónios estão afinados em Si b e em Dó, tendo o eufónio em Sib. um som mais áspero e brilhante. Este eufónio foi fabricado quase exclusivamente para Portugal.

Fonte:

rosanasoliveira.blogspot.com

Artistas:   Bombardino

3 Instumentistas Bombardino

© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2022 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre