Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Noticia de: TERESINA

Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

O Theatro 4 de Setembro é a mais tradicional casa de espetáculos do Piauí

Foi no dia 4 de setembro de 1889 que uma comissão de senhoras da alta sociedade de Teresina se reuniu com o presidente da então província do Piauí, Teófilo Fernandes dos Santos, para solicitar a construção de um teatro moderno e confortável, pois o antigo Teatro Concórdia não supria mais as demandas da cidade.

A solicitação foi atendida e poucas semanas depois foi lançada a pedra fundamental do Theatro 4 de Setembro, a mais tradicional casa de espetáculos do Piauí, que ganhou esse nome para marcar a data da promessa feita ao grupo de senhoras. Porém, sua construção foi lenta e cheia de interrupções, sendo inaugurado apenas em 1894 e mesmo assim sem espetáculo nenhum, pois ainda não havia cenários, guarda-roupas, camarins ou equipamento interno para as funções.

Mais tarde, o 4 de Setembro foi palco de outros marcos culturais e históricos do Piauí. Foi lá que em 1901 foi feita a primeira exibição de cinema de Teresina. Com o passar dos anos, os espetáculos cênicos foram perdendo espaço para os filmes e rendeu-se definitivamente com a chegada do cinema falado, em 1933. Durante décadas funcionou como cine teatro, administrado por iniciativa privada, mas as peças teatrais se tornaram cada vez mais escassas.

Imagem antiga do Theatro 4 de Setembro, imponente no centro de Teresina (Foto relacionadas)

Mais tarde o teatro seria vizinho do Cine Rex  (Foto relacionadas)

Em comemoração ao centenário de Teresina, o prédio sofreu sua primeira grande reforma em 1952, quando foram retirados os seus balaústres e gradis de ferro, descaracterizando completamente seu interior. Em 1973, uma nova reforma manteve o teatro fechado por dois anos, voltando a funcionar exclusivamente com espetáculos de artes cênicas. Após ser tombado pelo Governo do Estado em 1994, o 4 de Setembro passou a fazer parte do complexo cultural Praça Pedro II, que conta ainda com o Clube dos Diários e o Cine Rex, símbolos do centro de Teresina.

Após a reforma de 1952, o interior do teatro foi completamente descaracterizado (foto relacionadas)

Recentemente, o teatro foi reinaugurado após uma nova reforma e para celebrar seu aniversário uma série de apresentações foi promovida durante essa semana. Hoje, domingo, a programação se encerra com a solenidade de entrega dos troféus ‘Theatro 4 de Setembro 122 anos’, às 19h. Em seguida tem o show ‘Bibi Ferreira canta Frank Sinatra’.

Vida longa ao Theatro 4 de Setembro!

Fonte: 

September 04, 2016  /  Renato Medeiros Cordeiro

Bônus:

Em 1989, a TV Educativa do Piauí produziu um documentário para comemorar o centenário do Theatro 4 de Setembro, com depoimentos de estudiosos e de gente que fez parte de sua história, além de representações cênicas dos principais fatos do teatro. O melhor de tudo é que esse material está disponível no YouTube e você pode conferir aqui:


Fotos Relacionadas

  1. Acordes & Melodia -Tributo a Luís Melodia em PARNAÍBA

    Mais detalhes ...
  2. Rafael Arcanjo Canta Chico Buarque & outras Bossas

    Mais detalhes ...
  3. A Banda 16 de Agosto... fará apresentação no Grande Dirceu em homenagem ao dia do soldado 25 de Agosto!

    Mais detalhes ...
  4. Therezina comemora 170 anos... Parabéns Cidade Verde pelo seu Aniversário!

    Mais detalhes ...
  5. A Cultura Piauiense perde o Escultor, Pintor, Poeta e Repentista de grande expressão. MESTRE AGEU de Pharnaíba - Piauí.

    Mais detalhes ...
  6. Assis Batista Show MPB com a participação especial de NAENO

    Mais detalhes ...
  7. Netinho da Flauta, grande músico do Piauí, será homenageado pela familia durante os Festejos de São João do Piauí

    Mais detalhes ...
  8. O PIAUICULT - LANÇA O SEU APP -(APLICATIVO) PARA CELULAR. A BOA MÚSICA ELEVA!

    Mais detalhes ...
  9. Festival Cultura do Bem - 2019 no SHOPPING RIO POTY

    Mais detalhes ...
  10. II Festival de Violão de Teresina 2018

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre