Nossa Voz

x
 
 
 
 

MÚSICA (Evandro Alves) no PIAUÍCult. 

Sobre... (Evandro Alves). 


CULTURA
Artes Visuais | Cinema | Literatura | Moda | Música | TV | Teatro

02/03/2012 | 

Coleção 100% Quadrinhos comemora cinco anos


A data será celebrada neste sábado com o lançamento de álbum do cartunista Evandro Alves

Cartunista Evandro Alves lança álbum neste sábado
Cartunista Evandro Alves lança álbum neste sábado Foto (Divulgação)
Por Fabiano Barroso

A Coleção 100% Quadrinhos da revista Graffiti  comemora cinco anos de vida com o lançamento do álbum “A Rua de Lá”, do cartunista Evandro Alves, neste sábado (03), na Quixote Livraria e Café. Foram lançados já dentro da coleção “Um Dia Uma Morte”, de Piero Bagnariol e Fabiano Barroso, “Relógio Insano”, de Eloar Guazzelli, “A Comadre do Zé”, de Luciano Irrthum, e “Saída 3”, de Guga Schultze. Desde 1995, foram lançadas 23 edições da revista com cerca de 200 histórias de mais de 100 autores.

“A Rua de Lá” traz uma emocionante prosa autobiográfica sobre inquietações de infância do autor. Com traço realista, o álbum acompanha o leitor num caminho onde realidade e ficção se entrelaçam a partir de histórias orais contadas em família na pacata cidade de Lagoa Santa, terra adotada por Alves. “Fiz uma história que tenta dialogar com a prosa de Guimarães Rosa, principalmente na obra ‘Na curva do rio’. Manoel de Barros costuma dizer que 90% do que escreve é invenção, o resto é mentira. E é por aí que essa história vai se encaixando”, diz. Alves resgata espaço, tempo e personagens oníricos, como a cobra de “dois pezinhos”, que fantasiavam o imaginário desse menino poético que “deu de crescer”. “Tomara que essa rua nos leve ao longe de nós. Bem dentro da gente”, comenta.

Fabiano Barroso, um dos editores da revista que assina o texto introdutório do álbum, destaca a força literária da obra. “Faltava em seu currículo algo como este ‘A rua de lá’ – uma história em quadrinhos longa, onde o autor pudesse experimentar e expressar muitas outras de suas virtudes, para além do humor – que, se há nesta história, há apenas no traço, cômico por natureza – , como a sua herança literária e as sensibilidade para com suas recordações”. 

Evandro Alves nasceu em 1976 na cidade de Itabira. Autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos no ano de 1993 e não parou mais. Publicou seus trabalhos nos jornais "O Estado de Minas (MG)", "O Tempo (MG)", "Diário da Tarde (MG)", "Super Notícias (MG)" e "Pasquim 21 (RJ)". Entre 2000 e 2006, foi roteirista freelancer dos estúdios Maurício de Sousa Produções. Em 2005 participou do livro "Uma Doze de Humor Mineiro", publicação que reuniu grandes nomes do humor de Minas Gerais. Foi premiado nos salões de humor mais influentes do Brasil. Entre os principais estão o Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2003), Salão Internacional de Humor Carioca (2001), FIHQ- Pernambuco (2007), II Festival Internacional de Desenho para Imprensa (2009). 
Em 2007, foi eleito pelo portal UOL como um dos cartunistas que mais se destacaram naquele ano. Em julho de 2009, recebeu o Troféu Lor de Melhor Tira – Artista Mineiro. No ano de 2011, participou, a convite da Maurício de Sousa Produções, do livro “MSP Novos 50 - Coletânea em homenagem aos 50 anos de carreira de Maurício de Sousa”, que reúne o trabalho de 50 quadrinistas brasileiros.

Atualmente é colaborador das revistas Graffiti 76% Quadrinhos e MAD (SP), além de publicar ilustrações nos jornais “Le Monde Diplomatique Brasil” (SP) e “Folha de S. Paulo”. Geógrafo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é colaborador do projeto de divulgação cientifica ‘Canta Cantos’, na mesma universidade.

Serviço

Lançamento do álbum “A rua de lá”, de Evandro Alves


Local: Quixote Livraria e Café, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi

Data: 03 de março, a partir de 11h

Informações: 31.9405-1877 e 8888-1935

Site: http://graffiti76.blogspot.com/

Além do lançamento na Livraria Quixote, neste sábado, haverá outro, no Arcangelo Café (no segundo andar do Edifício Maletta), na terça-feira, dia 6, a partir das 19h, com o DJ Rafael no som.
Fonte: domtotal.com

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

ipt>
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre