Nossa Voz

x
 
 
 
 

ARTES PLÁSTICAS (Carlos Martins (Carlão)) no PIAUÍCult. 

Sobre... (Carlos Martins (Carlão)). 

Carlos Martins é um dos grandes nomes da arte plástica piauiense e o autor de inúmeras esculturas espalhadas pelos principais pontos turísticos de Teresina. É dele a obra Árvore da Megafauna, que fica na Central de Artesanato Mestre Dezinho, e o Portal da Cidade de Anísio de Abreu, projetado por ele em 2009 a pedido da Prefeitura do município.

Escultura Árvore da Megafauna na Central de Artesanato Mestre Dezinho 

Além de escultor, Carlão também participou da criação da escultura do Cabeça-de-Cuia e As Sete Marias no Complexo Turístico Encontro dos Rios, uma das mais tradicionais atrações de Teresina e do Piauí. Ele divide a autoria da obra junto com o também artista plástico Nonato Oliveira. 

Nos anos 90, Carlão foi também o responsável por uma das mais belas decorações natalinas que Teresina já viu. O projeto intitulado Natal da Luz e do Sol foi criado por ele a pedido da Prefeitura e no final do ano, as ruas da cidade ganharam inúmeros presépios em estrutura de ferro cobertas de luzes. 

A escultura do balão que dá acesso ao Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, na Avenida Raul Lopes, também é de sua autoria. A imagem retrata o extermínio das comunidades indígenas piauienses pela ação do colonizador português. 

A obra de Carlão

Uma das característica presentes na obra de Carlos Martins é o uso do ferro, que dá forma a boa parte de suas esculturas. Sua arte retrata principalmente temas marcantes da cultura e da história piauiense como o embate entre colonizador e colonizado e  elementos do imaginário local, como é o caso da escultura do Cabeça-de-Cuia no Encontro dos Rios.

A Árvore da Macrofauna, situada bem no meio da Central de Artesanato de Teresina, traz elementos da natureza e do homem pré-histórico cercado de animais. Na cena, Carlão coloca o homem não como dominador, mas apenas como integrante de um todo marcado pela luta pela sobrevivência. 


ipt>
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre