Nossa Voz

x
 
 
 
 
  1. Play
       160   03:58:00   Faixa:     Mpb

    Menina da Ladeira


    + Ouvidas:  710

    Meu tio João Só

    Por Leandro Fortes

    Topei com essa lembrança no Blog do Nassif, acho que ninguém na família sequer atinou: faz 20 anos que morreu João Evangelista de Melo Fortes, meu tio João Só.

    Era o irmão mais novo de meu pai, um instrumentista fenomenal que tocava vários instrumentos sem nunca ter estudado um único dia de teoria musical. Tocava tudo, perfeitamente, de ouvido. Aos cinco anos de idade, já se apresentava tocando cavaquinho em emissoras de rádio, em Teresina, no Piauí, onde nasceu. Na década de 1970, fez um enorme sucesso com a canção "Menina da Ladeira", mas a fama e o dinheiro, do jeito rápido que entraram, também foram embora. Morreu como viveu, só, em Salvador, em 1992, vítima de um ataque cardíaco aos 49 anos de idade.

    Ouvir essa música, nessa noite, me fez lembrar do seu jeito bonachão, de longas barbas negras, inventando sons magistrais com misturas de coisas inusitadas: percussão de colheres, um pente envolto em papel celofane do qual ele tirava um som exatamente igual ao de um saxofone.

    Há alguns anos, sonhei que ele me ensinava a tocar a mais linda canção, na minha opinião, que ele fez: "Tenho que ir". Acordei de madrugada, fui ao piano e, surpreendentemente, a música saiu como se eu sempre a tivesse tocado, a vida toda. (Fonte: aqui).

    ................
    .Menina da Ladeira foi sucesso arrebatador em 1971: primeiro lugar nas paradas das rádios AM de Teresina (acho que FM ainda era ficção, nesse tempo) e no Brasil todo. A música era mesmo de alto nível, e João, pra completar, filho de Teresina!
    ."Tenho que ir" eu não conhecia. Localizei a letra AQUI
    .Já o implacável blog Bitorocara, capitaneado por meu amigo João de Deus Netto, oferece um pacote de informações sobre João Só. Clique no blog.
    .No mais, menina que mora na ladeira, e desce a ladeira sem parar, debaixo do pé da laranjeira, se senta pra poder descansar... (letra e vídeo aqui).

    Disco Autor Interprete





    Autores:
    Interpretes:
    Arranjos:
    Músicos: & Instrumentos:
    Produtores:
    Artes:

  2. Play
       405   03:58:00   Faixa:     Canção

    Menina da Ladeira


    + Ouvidas:  121
    Disco Autor Interprete





    Autores:
    Interpretes:
    Arranjos:
    Músicos: & Instrumentos:

MÚSICA (João Só) no PIAUÍCult. 

  1. Interprete   Autor   Arranjo  

    |   JOÃO SÓ NA MULTIDÃO   | Música:  Menina da Ladeira   |Autor:  João Só    |  + Tocadas:  710

  2. Autor  

    |   INQUIETUDE   | Música:  Menina da Ladeira   |Autor:  João Só    |  + Tocadas:  121

Sobre... (João Só). 

João Evangelista de Melo Fortes, ou simplesmente João Só, nasceu no dia 3 de novembro de 1943 (e aqui, Marcelo, dizem na internet, que foi em Teresina), filho caçula da família que já contava com 11 irmãos, mudou-se ainda bem cedo para Salvador na Bahia, onde passou boa parte da infância e da vida. João Só era portanto, como ele mesmo costumava dizer - e o Marcelo Bona reforçou -, "baiano de coração"!

O cantor/compositor veio a falecer de infarto no dia 20 de junho de 1992, quando descansava na casa de sua família em Salvador, aos 48 anos de idade e já esquecido pelo público. Em cerca de 20 anos de carreira, gravou 15 discos e algumas fitas, compôs mais de 40 músicas gravadas e fez centenas de shows por todo o Brasil.

O João lamentava que  só não ficou rico porque andava em companhias erradas(?), ao ponto de não saber que para receber os “milhões” de direitos autorais da música campeã das paradas de sucesso, ele teria que ser registrado no SDDA – Serviço de Defesa dos Diretos Autorais, da época.  
Deixou, além do trabalho, o único filho Richard Evangelista Fortes.

ipt>
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2024 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre