Neste sábado - 24 de agosto, aconteceu em Teresina o 1° Festival Humana de Cinema, com produção da Humana Saúde e da Azmut Propaganda. O festival buscou ampliar o incentivo nas produções audiovisuais e movimentar culturalmente a cidade de Teresina.
O dia do evento foi recheado de programação. Pela manhã aconteceu a Mostra dos Filmes selecionados no cinema do Teresina Shopping. De quase 400 filmes recebidos, foram selecionadas 10 produções. O evento foi aberto ao público e gratuito. Na próxima semana, estaremos recebendo as solicitações de ingressos em nosso hotsite. Os filmes selecionados foram:
- ANIMAÇÃO:
MALABARISTAS (1º lugar)
Direção: Iuri Moreno
BARCO DE PAPEL
Direção: Thais Scabio
POETA DO BARRO VERMELHO
Direção: Matheus Nobre
- FICÇÃO:
DO OUTRO LADO (1º lugar)
Direção: Bob Yang; Frederico Evaristo
A SOMBRA INTERIOR
Direção: Diego Tafarel
ATÉ PROVAR QUE NÃO
Direção: Lucas C. S. Portela
QUEM MATOU
Direção: Rafael Cabral
- DOCUMENTÁRIO:
RIO RISO DESAFIO (1º lugar)
Direção: Javé Montuchô
UM CORPO FEMININO
Direção: Thais Fernandes
CARROÇA 21
Direção: Gustavo Pera
- MENÇÃO HONROSA
Durante a tarde de ontem 24, houve uma Oficina de Direção, no auditório da Humana Saúde, com o renomado diretor Cícero Filho, conhecido pela famosa produção piauiense ‘Ai que vida’: “Esse primeiro festival é uma oportunidade aos novos e veteranos produtores, de terem uma produtora para lançar seus trabalhos audiovisuais, uma janela para ofertar ao público o que ele não tem acesso de forma tão simplificada”, afirma.
A oficina do Cícero Filho, de direção cinematográfica será um meio de sanar curiosidades sobre os bastidores das produções audiovisuais. “Um diretor de cinema é uma pessoa onipresente dentro do processo de produção e na oficina eu quero transmitir as funções do trabalho do diretor, como funciona as etapas de produção desde a concepção do roteiro até a edição final do produto.” conclui. A oficina foi disponibilizada ao público mediante inscrições no site oficial do festival.
E tão esperada noite da premiação, aconteceu apenas para convidados, no Auditório do TRT, e contará com o cerimonial de João Cláudio Moreno e Nadja Rodrigues, e apresentação memorável da fantástica Orquestra Sinfônica de Teresina sob a regência do maestro Aurélio Melo, que tocou os clássicos do cinema mundial.
Fontes: