Nossa Voz

x
 
 
 
 

Notícias Culturais

Maestro LUIZ SANTOS - 100 anos de Música!

O maestro Luiz Santos não se fixou em ritmos, mas era perito em bolero e fox. Foi regente, compositor, arranjador, professor em Teresina e outras cidades do interior do Piauí e Maranhão. Autor do hino do River Atlético Clube, conhecido pelo trecho “Avante, Riverinos!”, Luiz Santos instalou e presidiu a Ordem dos Músicos do Brasil no Piauí e fez parte de sua primeira diretoria.


Em 1975, como maestro da Escola Técnica Federal do Piauí, dirigida e organizada por ele, foi escolhido para acompanhar a Banda 16 de Agosto no 1º Fest- Banda, da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Recebeu prêmios e a banda ficou em sétimo lugar na colocação final.

Luiz José dos Santos nasceu em 03 de maio de 1922, em Valença do Piauí. Seus pais, Benedita Martins dos Santos e Firmino José dos Santos, eram lavradores e deram duro para criar os sete filhos do casal. Após a morte de seu Firmino, em 1939, a família se mudou para a capital e Luiz Santos exerceu várias profissões, entre elas as de porteiro e copeiro.

Sem saber, a música lhe acompanhava desde cedo quando ouvia as cantorias da mãe e após ter ganhado um pífano feito pelo próprio pai. Analfabeto, aprendeu as primeiras lições de leituras e contas quando foi faxineiro do seminário onde funcionou o Colégio Pedro II. Foi em conversas com os amigos que conheceu seu primeiro professor de música: o mestre Antônio Rodrigues.

Em 1944 entrou para o Exército e, após ser licenciado em 1945, entrou para a Polícia Militar do Piauí em 1946. Trompetista, Santos podia ser visto discutindo sustenidos, pentagrama e semicolcheias no quartel. Na década de 1960, criou o grupo “Os Milionários” na corporação, com o qual gravou um disco e fez sucesso nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Casou-se com Adélia Carvalho dos Santos em 1947, com quem teve 15 filhos, dos quais dois morreram. Em 1955, enquanto vivia a dor de ter perdido o filho Santinho, compôs e arranjou o Bolero Santinho: “destino amargo me fez sofrer/ sem esperar vi meu filhinho morrer”. Responsável pela formação de dezenas de bandas, em maio de 2009, aos 86 anos, o maestro Luiz Santos silenciou para sempre.

Fonte:

www.revistarevestres.com.br/reves/homenageado/luiz-santos-avante/

Fotos Relacionadas

  1. O PIAUICULT e Sec. FÁBIO NOVO (SECULT-PI) em apresentação do APLICATIVO(APP), com mais de 47.000 execuções ON LINE de Músicas Piauiense.

    Mais detalhes ...
  2. Djalma Chaves apresenta “Show Relicário” no Tablado Pub

    Mais detalhes ...
  3. SECULT - PI REALIZA REUNIÃO DOS PREMIADOS DA CATEGORIA B DO PRÊMIO MARIA DA INGLATERRA- LEI ALDIR BLANC.

    Mais detalhes ...
  4. Amelinha canta os sucessos de 40 anos de carreira no projeto Seis e Meia

    Mais detalhes ...
  5. O PIAUCULT lança para os nossos seguidores o mais novo APP – PIAUICULT com tecnologia IOS para IPHONE.

    Mais detalhes ...
  6. No teatro SESC avenida, foi realizado em PARNAÍBA dentro da comemorações do seus 177º anos, O I ENCONTRO PIAUICULT DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO LITORÂNEA.

    Mais detalhes ...
  7. O APP-PIAUICULT executa + de 45.920 músicas ON LINE. A nova Versão está repleta de novidades. A CULTURA AGRADECE o seu carinho e acesso.

    Mais detalhes ...
  8. O Festival Cultural THE VEJO NA PONTE teve início neste domingo 13 de janeiro.

    Mais detalhes ...
  9. Projeto Nossa Voz! Divulgação no Espaço Cultural do CONCILIÁBULO. Música vivo: OS CÃO JUNTO- neste Sábado(16/set), a partir das 12:00hs. Entrada Grátis!

    Mais detalhes ...
  10. Hoje é aniversário do Theatro 4 de Setembro, um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil.

    Mais detalhes ...
© Todos os Direitos Reservados 2017 - 2021 |   MAGNUSOFT desenvolvimento Sobre